Salve, meu povo, como vocês estão? Espero que bem – hoje e sempre!

Fazer um intercâmbio é importante por diversos motivos. Desde aprimorar os estudos na área de graduação, conhecer uma nova cultura, mas, principalmente, tornar-se fluente (ou o mais perto disso) em uma nova língua.

E, em alguns casos, o idioma pode ser uma das principais barreiras encontradas entre os viajantes. Por isso, praticar o inglês se torna extremamente necessário. E tanto na escrita, quanto na fala e no ouvir.

Portanto, a Work&Trip separou algumas dicas especiais para você treinar o seu ouvido para quando chegar no exterior (ou, se já estiver lá, quando chegar para conversar com alguém) já estar craque para não passar nenhum aperto.

Assistindo filmes e séries


Aliar aprendizado e diversão é ótimo, né?! Então que tal escolher aquele filme ou série que você gosta e assisti-lo sem legendas? Se achar esta tarefa um pouco complicada, você pode vê-lo dublado, com legendas em inglês. Estas são boas maneiras de você se divertir sem precisar deixar o Netflix ou o Amazon de lado. Até porque as plataformas de streaming possuem opções para alternar entre idiomas e legendas de maneira rápida.

Ouvindo Músicas


Conta pra gente, qual sua banda estrangeira favorita? Beleza! Separa aquele seu álbum preferido dela e preste atenção na letra. Aposto que algumas delas você nem se deu conta de que falavam deste tema, hein?!

Uma boa dica também é imprimir a letra e ir acompanhando estrofe por estrofe e selecionando e grifando as palavras que já conhece. Se tiver dúvidas, anote e busque em um dicionário depois. Além de ficar craque nas suas músicas mais ouvidas, ainda fica em inglês.

Ouvindo Podcasts


Você conhece os podcasts? Eles são conteúdos em áudio, que você baixa e pode ouvir a hora que quiser, sobre o assunto que tiver interesse. Ouvir alguns em inglês também são boas alternativas para treinar seu ouvido. A facilidade dessa opção é que você pode deixar um dos temas rolando no seu fone enquanto faz outras atividades, como exercitar-se, cozinhar ou passear – só não vale dormir!

Mais uma vez, se puder, anote palavras que não conhece e procure seus significados depois. Isto também é importante.

Praticando diálogos


Claro, se você já está no exterior, é natural que converse com as pessoas diariamente. E diferentes lugares lhe trarão diferentes papos. Você não vai falar com sua família da mesma maneira que falará com o professor e nem com um funcionário de uma lanchonete, por exemplo. Cada um vai falar no seu tempo, ora de maneira mais pausada, ora de forma mais rápida. O ideal, neste caso, é conversar com o maior número de pessoas para aperfeiçoar ainda mais o idioma.

Se estiver no Brasil, existem sites e aplicativos de chamada de vídeo onde pode-se conhecer pessoas do mundo todo. Escolha o inglês e vá em frente!

Ouvindo textos específicos 


Não teria como deixar de fora os textos! Hoje existem diversos sites onde você escreve algo (ou pega de algum lugar) e ativa a opção de leitura. Um ‘robôzinho’ vai falar o que está escrito em voz alta e você poderá acompanhar palavra por palavra, prestando atenção nas pronúncias. E é isso aí, vale o treinamento!

Mais informações

Agora se você ficou curioso para saber mais detalhes e dicas sobre como treinar o seu ‘listening’ para o inglês, a Work&Trip vai lhe dar mais uma mãozinha ;)

Vamos indicar um e-book super acessível, com informações ainda mais completas para aprimorar o idioma. Nós já comprovamos a eficiência do método do livro, principalmente pelo seu custo-benefício. Uma bela aquisição!

Segredo: o e-book ainda traz um cronograma de estudos para você se organizar direitinho e conseguir fazer tudo com apenas algumas horas de aprendizado por dia. Mas não fala pra ninguém que a gente contou isso, tá?! :x