Salve, meu povo, como vocês estão? Espero que bem – hoje e sempre!

Fazer um intercâmbio é importante por diversos motivos. Desde aprimorar os estudos na área de graduação, conhecer uma nova cultura, mas, principalmente, tornar-se fluente (ou o mais perto disso) em uma nova língua.

E, em alguns casos, o idioma pode ser uma das principais barreiras encontradas entre os viajantes. Por isso, praticar o inglês se torna extremamente necessário. E tanto na escrita, quanto na fala e no ouvir.

Portanto, a Work&Trip separou algumas dicas especiais para você treinar o seu ouvido para quando chegar no exterior (ou, se já estiver lá, quando chegar para conversar com alguém) já estar craque para não passar nenhum aperto.

1 - Assistindo filmes e séries


Aliar aprendizado e diversão é ótimo, né?! Então que tal escolher aquele filme ou série que você gosta e assisti-lo sem legendas? Se achar esta tarefa um pouco complicada, você pode vê-lo dublado, com legendas em inglês. Estas são boas maneiras de você se divertir sem precisar deixar o Netflix ou o Amazon de lado. Até porque as plataformas de streaming possuem opções para alternar entre idiomas e legendas de maneira rápida.

2 - Ouvindo Músicas


Conta pra gente, qual sua banda estrangeira favorita? Beleza! Separa aquele seu álbum preferido dela e preste atenção na letra. Aposto que algumas delas você nem se deu conta de que falavam deste tema, hein?!

Uma boa dica também é imprimir a letra e ir acompanhando estrofe por estrofe e selecionando e grifando as palavras que já conhece. Se tiver dúvidas, anote e busque em um dicionário depois. Além de ficar craque nas suas músicas mais ouvidas, ainda fica em inglês.

3 - Ouvindo Podcasts


Você conhece os podcasts? Eles são conteúdos em áudio, que você baixa e pode ouvir a hora que quiser, sobre o assunto que tiver interesse. Ouvir alguns em inglês também são boas alternativas para treinar seu ouvido. A facilidade dessa opção é que você pode deixar um dos temas rolando no seu fone enquanto faz outras atividades, como exercitar-se, cozinhar ou passear – só não vale dormir!

Mais uma vez, se puder, anote palavras que não conhece e procure seus significados depois. Isto também é importante.

4 - Praticando diálogos


Claro, se você já está no exterior, é natural que converse com as pessoas diariamente. E diferentes lugares lhe trarão diferentes papos. Você não vai falar com sua família da mesma maneira que falará com o professor e nem com um funcionário de uma lanchonete, por exemplo. Cada um vai falar no seu tempo, ora de maneira mais pausada, ora de forma mais rápida. O ideal, neste caso, é conversar com o maior número de pessoas para aperfeiçoar ainda mais o idioma.

Se estiver no Brasil, existem sites e aplicativos de chamada de vídeo onde pode-se conhecer pessoas do mundo todo. Escolha o inglês e vá em frente!

5 - Ouvindo textos específicos 


Não teria como deixar de fora os textos! Hoje existem diversos sites onde você escreve algo (ou pega de algum lugar) e ativa a opção de leitura. Um ‘robôzinho’ vai falar o que está escrito em voz alta e você poderá acompanhar palavra por palavra, prestando atenção nas pronúncias. E é isso aí, vale o treinamento!

<> Mais informações

Agora se você ficou curioso para saber mais detalhes e dicas sobre como treinar o seu ‘listening’ para o inglês, a Work&Trip vai lhe dar mais uma mãozinha ;)

Vamos indicar um e-book super acessível, com informações ainda mais completas para aprimorar o idioma. Nós já comprovamos a eficiência do método do livro, principalmente pelo seu custo-benefício. Uma bela aquisição!

Segredo: o e-book ainda traz um cronograma de estudos para você se organizar direitinho e conseguir fazer tudo com apenas algumas horas de aprendizado por dia. Mas não fala pra ninguém que a gente contou isso, tá?! :x


Deixe o seu comentario e marque os amigos que precisam dessas dicas !!  👇👇👇👇