Antes de mais nada, é preciso entender que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estipula regras para o transporte de bagagens para voos nacionais e internacionais. No entanto, cada uma das empresas aéreas possuem algumas limitações diferentes. Por isso, é importante que você esteja bem atento ao contrato com sua companhia e tirar suas dúvidas antes do embarque.

NOVAS REGRAS

Desde o ano passado, existem novas normas para o transporte das bagagens. E para os voos internacionais (como será o seu caso), elas incluem mudanças importantes.

Antes limitadas a 5 quilos, as suas bagagens de mão agora podem pesar, no máximo, 10 quilos. Além disso, agora as empresas cobram separado, e da maneira que quiserem, pelo despacho das malas – anteriormente, elas afirmavam que os encargos já estavam incluídos no preço da passagem.

Produtos líquidos comprados em free shops podem ser transportados nas mãos em embalagens lacradas pela loja. E para levar remédios, é preciso apresentar a receita médica. As comidas para bebês também são permitidas na bagagem de mão, contanto que a quantidade esteja restrita à porção que a criança consome no dia.

DIREITOS

Você, viajante, também deve estar ciente de seus direitos. Caso sua mala seja extraviada, os passageiros têm até sete dias para comunicar a empresa, por escrito, sobre o problema.

Se a bagagem for encontrada, ela deve ser devolvida. Caso contrário, o passageiro vai receber uma indenização da empresa. E mais, se você estiver fora da sua cidade, a companhia deve fornecer um recurso para cobrir gastos imediatos. Lembrando que o prazo máximo para devolução, em voos internacionais, é de 21 dias.

Se sua bagagem aparecer avariada ou violada, procure a empresa aérea para relatar o fato assim que constatar o problema, de preferência ainda na sala de desembarque.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Em caso de furto, a empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, é importante registrar uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para investigar a situação.

ITENS INDISPENSÁVEIS

Vamos lembrar novamente de que cada empresa tem as suas próprias regras sobre o transporte de algumas coisas, principalmente eletrônicos. Mas alguns itens indispensáveis podem ser levados sem problemas.

Produtos de higiene, como escova de dente, creme dental, fio dental e sabonete podem ser levados. Mas xampus só podem ser transportados se a embalagem estiver devidamente fechada e o frasco conter menos de 100 ml. Livros para ler durante a viagem também são itens importantes.

Carregadores, do seu notebook ou do seu celular e tablet, são necessários, não se esqueça deles. E seus fones de ouvido lhe serão muito úteis também!

Se for para um lugar frio, como algumas regiões do Canadá, por exemplo, reforce a mala com blusas. Tenha em mente uma quantidade razoável de roupa para levar para o tempo que for ficar – mas não se preocupe, afinal, existem lojas para onde você vai, né?!

Bom, acho que não precisamos citar seus documentos, certo? Eles são tão importantes quanto a sua própria presença dentro do avião!

ISSO NÃO PODE

Aqui entra um pouco de bom senso também. Armas, objetos pontiagudos ou cortantes, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas, incendiárias, inflamáveis, químicas, tóxicas e outros itens perigosos não podem ser levados na bagagem de mão.

Se tiver qualquer dúvida sobre itens específicos, entre em contato com sua agência de intercâmbio ou com sua companhia aérea!

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