De acordo com as regras do visto J-1 obtido pela maioria dos participantes de intercâmbio nos EUA, é obrigatória a apresentação de uma declaração de renda ao final do ano fiscal naquele país. Fato negligenciado por muitos estudantes e que pode causar problemas no futuro caso haja intenção de trabalhar ou viver nos EUA algum dia.

Neste artigo explicaremos como deve ser feita a declaração de impostos pelos que trabalharam nos EUA sendo que o processo é bastante parecido para quem trabalhou em países como Austrália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Canadá, etc.

Caso você tenha feito estágio remunerado durante o programa, é muito provável que tenha direito a um reembolso em dinheiro!

Abaixo respondemos as perguntas  mais comuns sobre o tema:

Porque devemos declarar os impostos nos EUA?

Além é claro, da possibilidade de receber um reembolso em dinheiro, de acordo com as regras impostas pelo IRS, todos os estrangeiros vivendo nos EUA com vistos que permitem atividade remunerada devem apresentar uma declaração de renda. É muito importante estar em dia com suas obrigações fiscais, evitando assim problemas principalmente caso um dia pense em voltar a solicitar um visto para os EUA.

Como eu receberei meu reembolso?

De acordo com as regras atuais impostas pelo IRS, os pagamentos dos reembolsos poderão ser feitos de 2 formas:
-Depósito em uma conta bancária nos EUA em nome do aplicante. (melhor forma)
-Através de cheque emitido pelo Governo que será enviado diretamente ao aplicante.

Quais são os requisitos para receber um TAX REFUND?

Em termos gerais, qualquer estrangeiro que tenha trabalhado legalmente de maneira temporária pagando impostos tem direito a algum reembolso.

O processo é o mesmo em qualquer estado? Morei num estado e trabalhei em outro, como proceder?

O processo estatal será realizado junto à administração fiscal do estado onde você trabalhou pois o empregador recolheu os impostos trabalhistas alí. Já os procedimentos federais são sempre realizados junto ao IRS.

Qual e o prazo para fazer a declaração?

O prazo para declaração é de 4 anos fiscais.

Em quanto tempo receberei meu reembolso?

O tempo de processamento varia de acordo com o tipo de aplicação:

  • Impostos federais: 3 meses;
  • Impostos estaduais: 3 a 6 meses (dependendo dos estado);
  • FICA (Medicare): 6 meses ou mais.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos necessários são:

  • Formulários devidamente preenchidos e assinados;
  • Cópia do W2 ou último paycheck;
  • Cópia do “Social Security Card”;
  • Cópia do visto no passaporte;
  • Recibos e outros documentos de comprovação de despesas que variam de caso a caso.

Não tenho meu W2 nem os paychecks, o que devo fazer?

Caso tenha perdido seu W2 ou  os paychecks, a taxback pode ajudar na recuperação dos mesmos junto ao seu antigo empregador ou ao IRS nos EUA através de escritórios locais.

Quanto irei receber de reembolso?

O valor dos reembolsos varia de caso a caso e depende de 4 fatores principais:
– Total ganho;
– Total de impostos pagos;
– Estado onde trabalhou (alguns estados devolvem impostos locais);
– Se pagou ou não FICA (medicare).
Para se ter uma ideia, os intercambistas brasileiros que trabalham no EUA recebem em média $650 dólares de reembolso entre impostos federais, estaduais e Medicare.

Existe um passo-a-passo para a declaração?

Como as declarações de impostos dependem da avaliação de fatores extremamente pessoais, não existe nenhum guia ou manual oficial que englobe todos os casos.

Qual o problema em fazer por conta própria?

Uma declaração fiscal nos EUA envolve apresentação de vários documentos e formulários e pode parecer até simples a olhos leigos, porém existem centenas de variáveis a serem consideradas já que um pequeno erro pode trazer consequências desagradáveis como cobrança de multas, atrasos para obter vistos e cobranças por parte do governo americano. Outro agravante no caso dos não-residentes é o fato de que a declaração deve ser enviada em papel para o IRS (o serviço online só se aplica aos residentes) e sempre há o risco de extravio.

Qual o maior erro das pessoas ao fazer a declaração?

Por nossa experiência processando mais de 350.000 casos ao ano, o erro mais comum é o de preencher os formulários que não se aplicam ao seu status fiscal, aplicando muitas vezes como residente (online). O IRS vai sempre acreditar que o aplicante sabe o que está fazendo. Existem casos de pessoas que apresentam declarações com formulários errados e recebem reembolsos mais altos que aquilo seria de direito e depois são intimadas a devolver o dinheiro com juros e multas por uma tentativa (ainda que involuntária) de fraude fiscal.
Desde o início de 2017 (governo Trump☺) as sanções se tornaram ainda mais duras para casos de tentativa de fraude e aplicações “irregulares” por isso é importante estar atento e realizar o processo através do método correto para evitar futuros problemas com o governo americano.

Quero solicitar meu reembolso, como proceder?

Para realizar o pedido de reembolso de impostos com a Taxback, basta preencher os dados de contato no formulário abaixo e aguardar o contato de um assessor que auxiliará em todo o processo.
Se você já recebeu seu W2  pode ainda usar nossa calculadora online de reembolsos e saber na hora quanto poderá para receber baseado nos valores de seus ganhos e impostos pagos.

Quais as vantangens de receber meu reembolso com a Taxback?

Há vários benefícios e eu cito abaixo os mais importantes:
Comodidade: Você será atendido por um assessor e preencherá todos os formulários em português.
Segurança: Você poderá ter certeza de que seu processo nos EUA está sendo realizado por profissionais altamente capacitados e atualizados para garantir que você receba o máximo reembolso possível respeitando as leis dos EUA.
Confiança: Você receberá ums estimativa sem compromisso do valor a reembolsar calculado por nossos contadores antes da realização da aplicação. Se você não tiver direito a reembolso, não necessita pagar por nosso serviço.
Trackability: Você poderá acompanhar o andamento do processo em tempo real através de sua conta online no sistema TaxTracker® por onde poderá  também atualizar seus dados e fazer upload dos documentos necessários.

Se você fez estágio remunerado ou intercâmbio nos EUA ou em qualquer outro país, preencha o formulário abaixo e nossos parceiros da taxback entrarão em contato com você para verificar sem compromisso quanto você tem para reembolsar:

Preencher formulario de solicitação